sábado, 30 de janeiro de 2010

CARTA TESTAMENTO: JORGE LUIS BORGES



Doze dias antes de desencarnar, o escritor Argentino Jorge LuiS Borges ( 1899-1986) escreveu este texto-testamento que podemos tornar como uma impressionante lição de existir de um homem brilhante.


Se eu pudesse viver minha vida novamente.
A próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito; me relaxaria mais.
Seria mais tolo do que tenho sido e de saída

Levaria a sério muito poucas coisas.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, faria mais viagens,

Contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas,
nadaria em mais rios.
Iria a mais lugares onde nunca estive, comeria mais
doces e menos verduras, teria mais problemas renais e
menos problemas imaginários.

Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e
prolificamente cada minuto de sua vida
e é claro, em meio disso tive certos momentos de alegria.
Mas, se eu pudesse voltar atrás, trataria de ter somente
bons momentos.

Pois, se não sabes, é disso que a vida é feita e não
percas, por favor, nunca o AQUI e o AGORA.
Eu era um desses que não iam a nenhuma parte sem
um termômetro, uma bolsa de água quente,

Um guarda-chuva e um paraquedas.
Se eu pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.
Se eu pudesse voltar a viver, começaria por andar
descalço desde o início da primavera a seguiria assim
até terminar o outono.

Daria mais voltas pelas pequenas ruas, contemplaria
mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se eu
tivesse outra vez a vida pela frente.
Mas percebas tenho 85 anos e sei que estou morrendo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário